CUT-PB inicia 1° Módulo do Curso de Organização Representação Sindical de Base (ORSB)

Imagem do Notícia

CUT-PB inicia 1° Módulo do Curso de Organização Representação Sindical de Base (ORSB)

O primeiro curso de formação CUTista de 2016 no sertão paraibano começou

Escrito por: ascom da CUT PB • Publicado em: 26/01/2016 - 18:27 • Última modificação: 26/01/2016 - 18:30

Em sintonia com o projeto de Formação CUTista Nacional, a Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB) realizou nos último dias 22 e 23 de janeiro, no Auditório do Sindicato dos Produtores Rurais, na Praça Getúlio Vargas, em Patos-Sertão/PB, o primeiro módulo do curso de Organização Representação Sindical de Bases (ORSB). Cerca de 25 sindicalistas de base participaram do curso. O próximo módulo com o tema ‘Novo Sindicalismo e a Fundação da CUT’ está previsto para os dias 19 e 20 de fevereiro.  

De acordo com Gilberto Paulino, secretário de formação da CUT-PB, o curso engloba uma série de conteúdos direcionados para a política e história do movimento sindical no Brasil. “Dentre os temas fundamentais estão: a origem do movimento sindical brasileiro, a formação da classe trabalhadora, a política sindical e a luta secular da força operária”, explicou.

‘Esse curso é um passo muito importante para a formação sindical, pois ele reúne vários sindicatos e ramos numa perspectiva de integração com trocas de experiência e vivências. A dinâmica e motivação dos participantes também contribuem para que o curso tenha esse impacto’, disse empolgado o secretário de Formação da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços, Josivaldo Farias.

Segundo o secretário-geral da CUT-PB, Joel Nascimento, o fortalecimento da formação dentro do movimento sindical é uma das políticas mais priorizadas pela CUT. “Desde 2010 realizamos vários cursos de formação. Formamos uma turma no Curimataú (Picuí), no litoral (João Pessoa – Conde) e uma turma na Borborema, no município de Lagoa Seca”, ressaltou.

Para Paulino, a expectativa é que o curso consiga despertar um maior envolvimento dos sindicalistas com a essência CUTista para que entendam a concepção do movimento. “Esperamos que os participantes possam tomar conhecimento das bandeiras e dos ideais que a CUT defende com consciência política”, afirmou.

 

Compartilhe esta Notícia