Saiba mais sobre o SindpdPB

O Sindpd Paraíba - Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados da Paraíba está com 23 anos, fundado em 1992, e durante todos estes anos manteve sua posição na defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores. Hoje, a categoria é considerada de ponta pela sua importância na organização e produção em todos os setores econômicos e sociais. O Sindpd Paraíba acompanhou este crescimento e é um sindicato forte e dinâmico que se faz presente, atendendo as principais necessidades reivindicatórias e sociais dos trabalhadores em Tecnologia da Informação de nosso Estado.

Nossa Convenção Coletiva de Trabalho é considerada uma das melhores do Nordeste. Lutamos para regulamentar a profissão dos trabalhadores em Tecnologia da Informação.

Participamos de eventos sobre o desenvolvimento técnico e científico da informática no Brasil. Um exemplo foi o últmo Encontro Nacional dos Estudantes de Computação, ENECOMP, onde esteve presente representantes do sindicato e da Fenadados.

Estamos presentes em fóruns de discussões que envolvam os trabalhadores e cidadãos brasileiros, seja no Congresso Nacional, nas Assembléias Legislativas, Câmaras Municipais, nos Conselhos Nacional, Estadual e Municipais de Emprego e de Desenvolvimento, além da atuação junto as empresas.

Nossa Missão:

Organizar e representar todos os trabalhadores do setor de tecnologia da informação do Estado da Paraíba, lutando por novas conquistas e garantindo seus direitos.

Nossa Visão:

Ser referência nacional e internacional para todos os trabalhadores, movimento sindical, entidades patronais e órgãos governamentais.

Nossos Princípios:

Conscientizar a Classe e unir os trabalhadores em defesa da unidade sindical a nível estadual e nacional.

Nossos Valores:

  • Comprometimento com o trabalhador;
  • Cooperação e espírito de equipe;
  • Credibilidade;
  • Ética;
  • Proatividade;
  • Respeito;
  • Responsabilidade;
  • Solidariedade e Transparência.

Os diretores são responsáveis por fiscalizar e garantir o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e garantir boas condições de trabalho nas empresas. Estimulam a participação dos trabalhadores nas CIPAS - Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e acompanham o processo eleitoral e formação da OLT - Organização por Local de Trabalho. Participam, também das Comissões Municipais de Emprego no Estado.

Nosso presidente, Ademir Diniz, coordena a diretoria, responsável pela atuação do sindicato, participa de fóruns estaduais e nacional, onde são debatidos temas de interesse dos trabalhadores. Foi diretor da CUT PB de 2006 a 2015 - Central Única dos Trabalhadores da Paraíba.

Na área de informática, o Presidente, atuou há mais de 15 anos, dos quais oito trabalhou para a Tecnocoop Informática Ltda. Milita no movimento sindical desde a década de 80. Iniciou a vida política sindical no Sindicato dos Motoristas de João Pessoa em 1985, quando era cobrador de ônibus. Em 2000, passou a representar a categoria de tecnologia da informação na Paraíba na função de auxiliar de processamento de dados, exercendo a função do Sindpd Paraíba de Secretário-Geral. Atualmente ocupa o cargo de diretor das empresas particulares na Fenadados - Federação Nacional dos Empregados em Empresas e Órgão Públicos e Privados de Processamento de Dados Serviços de Informática e Similares (acesse: http://www.fenadados.org.br).

Pretendemos elaborar várias publicações para orientar os trabalhadores sobre o risco que correm em suas funções, dentre elas, o Manual de Ações em LER, o Manual do Analista de Sistemas e Assemelhados.

Nosso objetivo principal é disponibilizar em nossa sede um Consultório Odontológico, atendendo gratuitamente os sócias e dependentes dos sócios. No entanto, precisamos avançar em nossas filiações para atingir conquistas significativas.

DE OLHO NAS LEIS E NOS DIREITOS

O Departamento Jurídico do sindicato conta com uma parceria de advogados para consultas e acompanhamento de processos trabalhistas. Atualmente temos duas funcionárias que atende serviços do departamento financeiro e de acompanhamento de processos. As homologações das recisões são feitas diariamente em nossa sede e agora podem  ser agendadas online, em uma área exclusiva para empresas cadastradas. Toda a documentação é checada e ocorrendo erro dos direitos, são cobrados diretamente das empresas ou através de ações na Justiça do Trabalho da Paraíba.

O Sindpd Paraíba agora conta com o cadastro de currículos e disponibilizará informações essenciais a mais de 10 mil empresas em todo o estado da Paraíba.

A filiação passa a ser online, dispensando o uso de papéis e avançando rumo ao futuro.

As empresas cadastradas, terão acesso restrito ao site, onde poderão agendar homologações, acessar o banco de currículo do sindicato, onde terão acesso apenas a dados para contato com o profissional de Tecnologia da Informação cadastrado, além de divulgar vagas diretamente no site do sindicato.

Hoje o sindicato está ampliando sua representação ao permanecer com a sede em João Pessoa, e abriu uma sub-sede agora em 2015 em Campina Grande, além de possuir diretores em Cajazeiras.